Falando com meu amigo sobre cristianismo, me deparo com uma colocação muito radical da parte dele. Ele disse que um católico jamais será salvo. Bem, em tese não, mas na pratica pode sim, desde que o desconhecimento dele sobre intercessão e idolatria seja realmente uma ignorância.
Não gosto muito de falar sobre dogma de ninguém, mas me parece que muitos evangélicos desinformados, e tão ignorantes quanto o próprio conceito de que católico jamais será salvo, não percebe que muitas das criticas feitas a figura do papa, em se colocar como representante de Deus na terra, está e é tão semelhante aos muitos evangélicos, que também se consideram Jesus na terra ou seu “porta voz” assim como o papa. São tantos que falam em línguas, que expulsão demônios, que fazem milagres, que são donos da doutrina e da verdade, que faz da figura do papa uma tímida imitação de porta voz do céu.
Cuidado com os falsos profetas, não os da casa do vizinho, mas os da sua própria casa. Geralmente os desinformados ouvem no culto que Jacó amava mais Raquel e não Lia, e saem do culto falando – Está vendo, Jacó era cego, ele não lia. São cristãos de trechos soltos da bíblia, sem o menor contesto; tão distraídos da verdade contida na palavra que é capaz de ler azul e interpretar vermelho.
Sejamos mais cuidadosos, mais atentos, mais estudiosos. Sejamos mais críticos, mais investigativos, responsáveis com nossa fé. Não nos apaixonemos por religiões - nos apaixonemos por Cristo. Não nos apaixonemos por pregadores - nos apaixonemos pela bíblia. E se assim for, certamente encontrara a compreensão necessária que abrirá seus olhos para poder verdadeiramente distinguir o joio do trigo, pelos seus frutos, e veras quem é profeta e quem é falso profeta.
Cair do cavalo, às vezes, é a melhor forma de se chegar à Damasco.
por Alexadre Picarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário